sábado, 21 de junho de 2008

Alguns tratamentos para o envelhecimento cutâneo

Peeling fenólico

O fenol produz uma coagulação das proteínas na pele. Quando é aplicado na pele, produz uma queimadura química que provocará o rejuvenescimento da pele. O fenol a uma certa concentração penetrará na derme o que ocasionará a formação de uma nova camada de colágeno. A regeneração começa 48h depois da aplicação e é concluída por volta de 3 meses após a aplicação.
É sugerida sua utilização para tratamentos com rugas, cicatrizes e clareamento da pele, entre outros. A pele ideal é fina, clara e seca.
Quanto à toxicidade, quanto maior a concentração de fenol a ser aplicado, terá uma maior coagulação de queratina (proteína) e, portanto, menor será sua penetração e, assim, menos toxicidade. Se for muito friccionado, causara uma rápida absorção e maior intoxicação, conseqüentemente.
A concentração elevada do fenol pode ter efeito tóxico para o miocárdio, provocando alterações cardíacas como arritmias, taquicardia e fibrilações. Então, é necessário o monitoramento cardíaco durante a aplicação do produto.
Pode ocorrer algumas complicações como infecções por causa da queimadura, cicatriz mais profunda.



Toxina Botulínica

É uma neurotoxina produzida por uma bactéria Clostridium botulinium que causa uma paralisia reversível nos músculos, devido ao bloqueio na condução nervosa inibindo a liberação de acetilcolina (neurotransmissor). Isso faz com que o músculo relaxe.
Tem sua aplicação mais utilizada para rugas dinâmicas, aquelas que aparecem quando são movimentadas partes do rosto, as famosas rugas de expressão.
Tem duração de 5 meses aproximadamente, mas com muitas aplicações, esse prazo pode ser aumentado.
Pode causar algum hematoma eventualmente. Além disso, as suas reações adversas são raras, porém, pode ocorrer sintomas como dor de cabeça, edema, equimose, mudança estética não desejada e dor na aplicação.
Não é perigosa sua utilização uma vez que a concentração utilizada é muito pequena. Porém, não é recomendada para grávidas e lactantes.


Bioplastia

Consiste em um implante de um líquido geralmente é o polimetilmetacrilato (PMMA) que são microesferas que se torna um implante definitivo.
Elas não são absorvidas pelo organismo. Sua aplicação é irreversível.
Onde a esfera é aplicada, é causado uma inflamação que estimula o organismo a produzir colágeno envolta dessas microesferas para tentar conter a inflamação. Como as microesferas não são absorvidas pelo organismo, o implante é definitivo e o colágeno produzido irá fazer as correções.
Utilizados para preenchimentos de partes do corpo na correção de pequenos defeitos.
Existe o risco de necroses e nódulos caso caia na corrente sanguínea. Além disso, não há estudos a longo prazo desde produto. Ainda pode causar embolia e infecções por falta de assepsia.
A ANVISA (agência nacional de vigilância sanitária) só permite que seja utilizado 1mL do produto para não trazer problemas.

Nenhum comentário: