segunda-feira, 23 de junho de 2008

Atividade Física x Envelhecimento

POR QUE SE EXERCITAR?



BENEFÍCIOS FISIOLÓGICOS:

1) Aumento da capacidade do sistema oxidativo das células musculares.
2) Redução da produção de lactato durante a realização de esforços físicos a uma dada intensidade .
3) Potencialização da utilização de ácidos graxos livres(AGL) como substrato energético na realização dos esforços físicos a uma dada intensidade, permitindo poupar o glicogênio muscular.
4) Aumento da sensibilidade à insulina, a aceleração do metabolismo das lipoproteínas no plasma, reduzindo os níveis de triglicérides e, em menor grau, do colesterol ligado às lipoproteínas de baixa e baixíssima densidade.
5) Incrementa o débito cardíaco a custa de maior volume sistólico e de diminuição da freqüência cardíaca.
6) Aumenta a diferença artéio-venosa de oxigênio, como resultado da distribuição mais eficiente de fluxo sanguíneo para os tecidos ativos e da maior capacidade desses tecidos em extrair e utilizar o oxigênio.
7) Eleva a taxa total de hemoglobina e beneficia a dinâmica circulatória.
8) Favorece o retorno venoso e evita o represamento do sangue nas extremidades do corpo.
9) Aumenta o número e a densidade dos capilares sanguíneos dos músculos esqueléticos.
10) Eleva o conteùdo de mioglobina dos músculos esqueléticos e aumenta a quantidade de oxigênio dentro da célula.


ATIVIDADE FÍSICA ,MORTALIDADE E LONGEVIDADE

De acordo com as mais extensas revisões na relação entre atividade física , aptidão física e longevidade, as evidências sugerem que os sujeitos com altos níveis de atividade física e aptidão física, assim como aqueles que decidiram adotar um estilo de vida ativo , experimentam menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares e vivem mais( em torno de 2 anos). Outros estudos analisados revelam que a atividade física também tem um impacto positivo em outros fatores de riscos,como a pressão arterial e a tolerância a glicose.


O AUMENTO DA CONFIANÇA E AUTO –ESTIMA PROPORCIONADA PELOS EXERCÍCIOS.

Segundo a OMS a depressão está entre as duas maiores causas ,não só de mortalidade,mas de incapacidade sobre a população em geral.
Muitos estudos apontam a possibilidade de pessoas fisicamente ativas, em qualquer idade apresentarem uma saúde mental melhor do que as dos sedentários.
A teoria da endorfina sugere que a atividade física desencadeia uma secreção de endorfinas capaz de provocar um estado de euforia natural , por isso aliviando os sintomas da depressão ( não sendo isso um consenso entre os pesquisadores). Outros preferem acreditar que os exercícios físicos regulariam a neutransmissão da noradrenalina e da serotonina, igualmente aliviando os sintomas da depressão.
Os exercícios funcionam diminuindo a ansiedade e a tensão.


DIABETES TIPO II

A prática regular de atividades físicas nessa doença promove o controle das glicemias e aumenta a sensibilidade à insulina.
O exercício está associado a mobilização dos estoques de glicogênio e do aumento da oxidação dos ácidos graxos , o que aumenta a sensibilidade à insulina, com redução dos níveis desse hormônio, maior utilização da glicose pelo músculo e redução dos níveis plasmáticos. Esses efeitos aparecem logo após uma sessão de exercícios e duram de 48 a 72 horas . com a manutenção do exercício de forma crônica, ainda ocorre o aumento da quantidade da proteína muscular responsável pelo transporte de glicose, maior proliferação de capilares muscular e elevação da capacidade oxidativa das células musculares. Esses fatores resultam em um maior transporte de glicose para dentro do músculo o que aprimora e prolonga o controle glicêmico.


DOENÇAS CARDIOVASCULARES

A associação entre o sedentarismo e a ocorrência de doenças cardiovasculares já foi estabelecida há quase 5 décadas. Tem sido demonstrada uma clara relação entre as práticas de atividade física e a não ocorrência de eventos coronarianos.
As razões exatas para o efeito protetor do exercício regular ainda não são exatas, mas os efeitos sobre alguns fatores de risco sim.
Dentre os fatores de risco tradicionais , o exercício regular é capaz de influenciar positivamente o perfil lipídico e a hipertensão arterial.
Em relação ao perfil lipídico, ele promove o aumento das lipoproteínas de alta densidade, que são capazes de retirar a gordura que acumula-se na interior das artérias. Ele diminui os triglicerídeos e o efeito deletério das lipoproteínas de baixa densidade, responsáveis pelo depósito de gordura dentro das artérias.
O mecanismo principal de vários eventos cardiovasculares é a formação de um trombo dentro das artérias, provocando a oclusão do vaso e a interrupção do fornecimento de sangue. Como esse processo é dinâmico, à medida que o trombo vai sendo formado, o organismo vai desfazendo o trombo, por meio da fibrinólise. O exercício promove um aumento na produção dessa fibrinólise.

Nenhum comentário: