sábado, 21 de junho de 2008

Parte estética do envelhecimento da pele

Primeiramente uma parte da histológica da pele. A pele é uma barreira natural contra agentes externos. Ela é formada pela derme e pela epiderme.
A epiderme é formada por células achatadas justapostas com pouca matriz intracelular. Possui uma camada mais interna germinativa que forma novas células que vão em direção a superfície e nesse trajeto vão se queratinizando. Na medida em que se queratinizam ela vão morrendo e formarão uma camada impermeável e queratinizada, a chamada camada córnea., a mais superficial da pele. Há ainda na camada mais interna os melanócitos que irão produzir a melanina que dá a cor da pele e a protege contra os raios solares como vamos ver no foto-envelhecimento.
A derme é composta por fibras protéicas, fibroblastos dentre outros elementos que não serão tratados agora. O fibroblasto produz as fibras elásticas que dão elasticidade à pele e as fibras colágenas que confere a resistência.

As alterações na pele causadas pelo envelhecimento.

Com o envelhecimento, são percebidos as rugas pois a derme começa a perder fibras colágeno e elásticas. Há, também, a perda de lisina na fibra elastina que as tornará deformadas e menos flexíveis. Mais tarde, a renovação das células vai ficando cada vez mais lenta, e a epiderme vai ficando frouxa.
A derme e epiderme também perdem em espessura como nos gráficos abaixo.

Na derme, fibras elásticas perdem a sua organização. Na epiderme, há ausência da organização compacta dos queranócitos, além de um arranjo desorganizado e achatamento das células basais.

Com a falta de renovação dos fibroblastos, perde-se a capacidade de cicatrização da pele em idosos. É com a diminuição da espessura, afeta a capacidade de proteção mecânica contra agentes externos, podendo ser mais facilmente danificada.






Nenhum comentário: